4 de agosto de 2017

CRONOGRAMA CAPILAR: O QUE É E COMO FAZER

Juliana Motta      5 Comentários

CRONOGRAMA CAPILAR: O QUE É E COMO FAZER

Oi, princesas! Hoje vamos falar sobre Cronograma Capilar. Um passo a passo que dura em torno de um mês, e faz você recuperar seus fios elásticos e quebradiços. É um dos salvadores da recuperação completa do meu cabelo, que depois de tantas descolorações, acabou ficando elástico, poroso e muito ressecado.

O QUE É O CRONOGRAMA CAPILAR, e como fazer?

Cada pessoa possui um tipo de cabelo diferente, com necessidades específicas. E o cronograma é basicamente uma rotina capilar criada a partir de uma agenda de etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. O objetivo principal é repor todos os nutrientes que perdemos naturalmente, ou pós quimica, no nosso dia a dia, melhorando o fio de dentro para fora.

AS TRÊS ETAPAS:

  1. Hidratação: Responsável por repor a água dos fios. De imediato o cabelo fica mais macio ao toque e com mais brilho.
  2. Nutrição: Repõe os óleos dos fios. Para pessoas com cabelos ressecados, opacos e sem movimento. O resultado são cabelos mais brilhosos, macios e com peso.
  3. Reconstrução: Repõe proteínas e massa nos fios, devolvendo força, resistência e um cabelo mais encorpado. É um dos processos que você não sente o cabelo brilhoso e sedoso de imediato. Se feito com frequência, o cabelo fica bem rígido e pontas duras, pois o composto presente nas máscaras é a queratina, que aumenta a rigidez capilar.

CRONOGRAMA CAPILAR OFICIAL

O cronograma capilar oficial é composto por 8 hidratações, 3 nutrições e uma reconstrução. Lembra da ‘historia’ de que se fizermos muita reconstrução o cabelo fica rígido? Esse é o por quê de fazermos tão poucas reconstruções mensais perante as outras etapas. Como pode ver na tabela abaixo, cada processo é feito em dias diferentes.

cronograma-capilar-oficial

Lembrando que devemos dar um intervalo de dois dias a cada lavagem, ok? Nada de lavar o cabelo todos os dias!

CRIANDO SEU CRONOGRAMA CAPILAR

Podemos criar nossa própria agenda capilar? Sim, podemos! E como faremos isso? Prestando atenção em cada necessidade do nossos fios. Tenho algumas técnicas para descobrir o que meu fio tá mais precisando no momento. Mas a que mais tenho utilizado atualmente é o teste de porosidade, realizado num copo com água, segue a imagem abaixo auto explicativa:

Resultado de imagem para necessidade capilar copo agua

Então vamos por partes, seu cabelo está seco? Hidratação! Com muito frizz? Nutrição. Elástico? Reconstrução.

Exemplo: Caso esteja com cabelo danificado, com fios ressecados, sem brilho e pontas duplas, você irá precisar de pelo menos duas reconstruções por mês. Adicione uma reconstrução a cada 15 dias, e vai ver como seu cabelo irá se recuperar e ficar bem forte. Caso tenha o cabelo oleoso, dispense algumas etapas da nutrição, pois ela é feita a base de oleos, o que pode ocasionar um cabelo ainda mais oleoso. Troque a etapa por hidratação, que será perfeito.

MINHA ROTINA CAPILAR

Vou deixar com vocês o cronograma que montei para o meu tipo de cabelo. Por ser loira, e ter usado descolorante nos fios, percebi que necessitava de 2 reconstruções ao invés de uma por mês, e mais nutrição por minhas pontas ficarem super ressecadas. Fiz minhas substituições e ficou desse jeito:

cronograma-capilar-comofazer

Vou deixar um vídeo que eu amo sobre receitinhas caseiras que fiz lá no canal, tem pra todas as etapas, amores! Vem conferir:

DICAS EXTRAS:

  1. Se você tem o couro cabeludo oleoso e as pontas ressecadas, no momento de hidratar e nutrir não aplique a máscara próximo a raiz. Deixe uma distância de quatro dedos, ok?
  2. Se o seu cabelo é seco da raiz as pontas, tente aumentar o intervalo entre as lavagens, ao inves de 48 horas, aumente para 72 horas, a oleosidade natural dos fios vai ajudar esse ”ressecamento natural”.
  3. Shampoos com arnica, hortelã, jaborandi são ótimos para quem tem cabelos oleosos. Escolha esses shampoos mais refrescantes, a sensação é incrível e mantém sua raiz menos oleosa por mais tempo.
  4. Listei também 5 coisas que você faz errado com o cabelo e não sabia. Fica aí mais essa dica também!

Gostaram, amores? Façam em casa, e me contem nos comentarios o que acharam. Se pintar alguma dúvida, só me falar também. Vamos bater muito cabelo sedoso, brilhoso e fortes? ahahah. Amo vocês! Fiquem com Deus!

Super beijo!




COMENTÁRIOS


5 Comentários

  1. Jenifer da Silva

    Eu amei e achei muito interessante isso para quem cuida do cabelo para deixar lindo,hidratado,brilhoso e super macio !

  2. Daniela

    Juhhhhhh ❤😍😙
    Obrigada por me fazer sentirir a princesa!
    Quando teremos um novo encontrinho ? Mande beijosss

  3. Tatiane

    Adorei o post princesa… Dicas valiosas para montar o cronograma, alias to precisando hahahahaha… Bjos minha linda, bom final de semana. Sou de Campo Grande-MS

    • Juliana Motta
      Juliana Motta

      Nha Tati sua linda! Fico feliz que o post tenha te ajudado! Escrevi com muito carinho pra ajudar, viu?
      Super beijo e ótimo fds também, minha linda! <3

  4. Heloisa

    Amei as dicas Ju!!!! Manda beijo♡♡♡

DEIXE SEU COMENTÁRIO





8a15PiL
© Copyright 2016 - AGORASOULINDA